Teorias da Evolução Humana


TEORIA DE LAMARCK

      O naturalista Francês Jean-Baptiste Lamarck (1744 – 1829) foi um dos primeiros cientistas a defender e a propor uma teoria sistemática de evolução.. Apesar de superada nos dias atuais a teoria de Lamarck foi bastante revolucionária para a época em que foi publicada. 

   Segundo Lamarck, o mecanismo evolutivo estava baseado em duas leis fundamentais:
Lei do uso e desuso: Supõe que o uso frequente de determinadas partes do organismo conduz a hipertrofia, e o desuso prolongado faz com que se atrofiem.
Lei da transmissão dos caracteres adquiridos: Supõe que as características adquiridas pelo uso ou perdida pelo desuso são transmitidas aos descendentes. 

Importância: além de combater o fixismo, teoria corrente na época, foi a primeira hipótese que tentou explicar seriamente a evolução. Assim, ao longo das gerações, a atuação da seleção natural sobre os indivíduos mantém ou melhora o grau de adaptação destes ao meio. 

TEORIA DE DARWIN

        Charles R. Darwin (1809-1882) propôs em 1859, em seu livro A Origem das Espécies suas idéias a respeito dos mecanismos de evolução: A teoria da Evolução através da Seleção Natural. Segundo esta teoria, os organismos mais bem adaptados ao meio têm maiores chances de sobrevivência que os menos aptos, deixando um maior número de descendentes. Estes descendentes, melhor, adaptados estariam, portanto, com maiores chances de sobrevivência num ambiente em constantes mudanças.

     Os mecanismos de evolução propostos por Darwin podem ser resumidos da seguinte forma:

Os indivíduos de uma mesma espécie mostram muitas variações, não sendo, portanto, idênticos, entre si. Boa parte dessas variações é transmitida aos descendentes. Se todos os indivíduos de uma espécie se reproduzissem, as populações cresceriam exponencialmente. Como os recursos naturais são limitados, os indivíduos de uma população lutam por sua sobrevivência e de sua prole. Portanto, somente alguns, os mais adaptados segundo Darwin sobrevivem e deixam filhos. 

Importância: Base da atual teoria da evolução 


TEORIA SINTÉTICA DA EVOLUÇÃO

     Também chamada de Neodarwinismo esta teoria faz a síntese entre as idéias de Darwin e os novos conhecimentos científicos, especialmente no campo da Genética. 

    Além da seleção natural o Neodarwinismo reconhece como principais fatores evolutivos a mutação gênica, a mutação cromossômica, a recombinação genética e o isolamento reprodutivo.

       O Neodarwinismo só pode ser elaborado após o redescobrimento dos trabalhos de Mendel, em genética e com o aprofundamento do conceito de gene quando foi possível determinar os principais responsáveis pela variedade nos seres vivos.

      As mutações e a recombinação genética, fatores que Mendel desconhecia quando elaborou sua teoria.



                                      http://www.culturabrasil.org/o_inicio_de_tudo_ii.htm



Comentários